• Daniel Santa Cruz

3 razões para incentivar seus funcionários a fazer trabalho voluntário

Conheça bons motivos para seus colaboradores participarem de programas de trabalho voluntário

Não é raro escutar pessoas dizendo que fazem algum tipo de trabalho voluntário e o quanto esta experiência enriquece a vida delas em diversos aspectos. De fato, é sabido o quanto projetos de voluntariado são benéficos não apenas para quem “recebe”, mas também para quem pratica. Por isso, muitas empresas vêm desenvolvendo ações de trabalho voluntário e incentivando os seus funcionários a participar destas atividades.

Leia em nosso artigo 3 boas razões para estimular os seus colaboradores a se engajar neste tipo de projeto. Acompanhe!

1. O trabalho voluntário vai além da boa ação em si.

O trabalho voluntário vai muito além de fazer o bem ao próximo. Sabemos que esse é um importante objetivo, mas ao longo da realização de um projeto como este, há muitos aprendizados por parte de todos os envolvidos.

Pensemos em uma feira de adoção de cachorros e gatos, por exemplo. Sabemos que o grande propósito deste trabalho voluntário é fazer com que o maior número possível de animais sejam adotados por pessoas aptas e dispostas a dar a estes bichos bem-estar e boas condições de vida. Mas, para alcançar este intuito, uma série de habilidades devem ser praticadas pelos voluntários: eles precisam se organizar para distribuir e executar tarefas; são estimulados a ter empatia pelos cachorros e gatos;  devem socializar com os outros voluntários e com possíveis adotantes etc. Ou seja, um projeto simples de voluntariado é capaz de fomentar e aperfeiçoar diversas competências nos participantes.

2. O trabalho voluntário aumenta o engajamento na empresa.

Segundo uma pesquisa feita por nós, da Santo Caos, funcionários que realizam algum trabalho voluntário dentro de um contexto corporativo são 16% mais engajados com a empresa se comparados aos colaboradores que não realizam este tipo de atividade.

Além disso, o trabalho voluntário é uma iniciativa que aumenta o orgulho que os funcionários sentem pela organização, fortalecendo o senso de pertencimento e beneficiando a interação entre as pessoas. Estes também são dois importantes aspectos para o crescimento do engajamento dos colaboradores com a marca.

3. O trabalho voluntário melhora a imagem da empresa.

Outra razão muito importante para você incentivar o trabalho voluntário na sua organização é a melhoria que ele promove na imagem da empresa diante do mercado. Além disso, este tipo de ação também beneficia o employer branding da marca − perante os funcionários já contratados e os potenciais talentos.

Mostrar que o trabalho voluntário faz parte das ações da empresa é uma maneira de evidenciar o quanto a organização está engajada em tornar o mundo e a comunidade ao seu redor um local cada vez melhor para se viver. Isto certamente só trará pontos positivos para a marca, alavancando-a frente a seu público interno e externo.

Aí na sua empresa o trabalho voluntário já é uma realidade ou ainda não saiu do papel? Conte para a gente aqui no campo de comentários.

VEJA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

Como engajar meus funcionários em torno de políticas de sustentabilidade?

5 formas de motivar funcionários

Como medir o engajamento dos funcionários?

O engajamento ajuda na inovação?

Compartilhe isso:

  1. Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por Santo Caos.