• Daniel Santa Cruz

3 problemas que uma marca enfrenta para contratar

A dificuldade em contratar funcionários é uma constante na sua empresa? Veja o que pode ser melhorado para que isso não aconteça mais.

Selecionar e recrutar os colaboradores que farão parte do quadro de funcionários de uma empresa não é uma tarefa fácil e nós sabemos disso. Dentre as numerosas dificuldades, elencamos neste artigo 3 problemas que as marcas enfrentam para contratar e como é possível revertê-los. Acompanhe a matéria!

1. Ter uma marca pouco atrativa para o seu público. Um problema de marca bem comum é a empresa parecer pouco atrativa para as pessoas que buscam uma oportunidade profissional. Em outras palavras, é quando a organização possui uma marca empregadora/employer branding fraco.

Para sanar esse problema de marca, o RH e demais departamentos da companhia podem desenvolver e realizar ações visando mostrar os benefícios tangíveis e intangíveis de se trabalhar na organização. Mais que visíveis, é importante que estas “vantagens” sejam reais e efetivas para de fato acontecer uma melhoria da imagem da marca perante os talentos que já trabalham e que podem vir a trabalhar na empresa.

2. Não saber identificar o perfil adequado de funcionários.

Outro problema de marca muito recorrente no momento de contratar funcionários é quando  as empresas não têm muito bem definidos quais são seus valores, propósitos e cultura organizacional. Se a companhia não tem clareza sobre estes aspectos, dificilmente conseguirá selecionar e recrutar talentos que se encaixem dentro do perfil esperado pela organização, aumentando assim as chances de alto turnover, entre outros problemas.

Nestes casos, é recomendável que a empresa realize um trabalho para o estabelecimento e a compreensão destas propriedades. Inclusive, há hoje no mercado muitas consultorias especializadas neste tipo de processo.

3. Não saber o lugar certo para procurar os talentos.

Quando surge a necessidade de contratar novos funcionários, você sabe onde procurá-los? Conhece o local certo para encontrar o perfil exato de profissional que você buscando? Não saber onde procurar os talentos é outro problema de marca muito recorrente nas organizações.

Vejamos um case que ilustra bem uma situação como esta: um cliente da Santo Caos, uma multinacional, estava empenhada em melhorar a inclusão de suas contratações. Assim, abriu uma vaga de estágio e tentou recrutar jovens negros para ocupar o cargo. No entanto, a companhia dizia não ter conseguido selecionar currículos de pessoas negras. Procurando entender o porquê disso, perguntamos se houve preferência entre as instituições de ensino apresentadas nos currículos e a resposta foi sim. O que pudemos notar é que os currículos selecionados para as entrevistas eram os de pessoas com formação em instituições de ensino que, por questões socioeconômicas, principalmente, ainda são pouco acessíveis à população negra. Portanto, o problema não era a inexistência de profissionais negros, mas sim o local onde se foi buscar por estes potenciais colaboradores.

Você enfrentou algum problema de marca na hora de recrutar talentos? Conte para gente aqui no campo de comentários.

VEJA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

Como criar lideranças inspiradoras para o engajamento de funcionários?

5 formas de motivar funcionários

4 ideias inovadoras para o RH

5 problemas que uma marca enfrenta na contratação de funcionários

Compartilhe isso:

  1. Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

0 visualização

©2020 por Santo Caos.