Home » Cultura Organizacional: guia completo para você consultar

Grupo de pessoas discutindo a cultura empresarial

Cultura Organizacional: guia completo para você consultar

O termo cultura organizacional nunca esteve tão difundido e tão presente nas pautas das empresas. Mas, afinal, o que de fato ela significa e qual a sua importância para o dia a dia das instituições? Como ela pode impactar nos resultados?

Para responder este e outros questionamentos sobre o assunto, preparamos este artigo, o guia completo da cultura organizacional .

Nele abordaremos os seguintes tópicos:

  1.  Diferença entre clima e cultura organizacional
  2. Como preparar formulários para pesquisas de cultura empresarial
  3. Tipos de mudança na cultura organizacional da empresa
  4. Metodologia de clima e cultura organizacional
  5. Por que contratar uma consultoria especializada na gestão de cultura corporativa?
  6. Principais benefícios de uma cultura organizacional forte
  7. Como o questionário de pesquisa de clima organizacional pode contribuir para sua empresa?
  8. 3 problemas que uma cultura organizacional bem definida pode resolver em sua empresa
  9. Como solucionamos o problema de cultura organizacional fragilizada?

Vamos lá? Boa leitura! 

Diferença entre clima e cultura organizacional

Para começar este diálogo, é importante compreender a diferença entres as ideias de clima organizacional e cultura organizacional

O clima organizacional é estabelecido de acordo com os sentimentos, as emoções e as opiniões que os colaboradores de uma empresa têm sobre o seu contexto de trabalho. Este conjunto de elementos influencia positivamente ou negativamente a maneira como as decisões são tomadas e as ações são executadas.

Já a cultura organizacional são os valores e as crenças que moldam a forma como a empresa dirige seu negócio, a maneira como desenvolve e coloca em prática as estratégias. Ela extrapola a relação com os funcionários. A cultura organizacional reverbera em todos os relacionamentos da empresa: com parceiros, clientes e com o mundo. 

Como preparar formulários para pesquisas de cultura empresarial

O primeiro ponto importante para saber sobre bons formulários para pesquisas de cultura empresarial é que não existe receita pronta. Isto é, cada empresa é uma empresa, tem suas particularidades, necessidades e histórias próprias. Assim, “fórmulas prontas” não costumam ser tão eficientes quanto um material desenvolvido de maneira customizada.

De todo modo, alguns pontos podem ser mapeados e levados em consideração em praticamente qualquer formulário, por serem comuns a quase todas as instituições: 

  • Como as pessoas veem o estilo de trabalho atual da empresa?
  • Elas se identificam com esse estilo?
  • Quais são os estilos de cultura empresarial que a liderança pretende disseminar?
  • Quais comportamentos são esperados dentro dessa cultura? 
  • Os colaboradores se identificam com estes comportamentos?
  • Os funcionários conhecem o propósito e os valores da organização?

Tipos de mudança na cultura organizacional da empresa

A cultura organizacional de uma empresa não é estática. É dinâmica e pode passar por processos de transformações. Em geral, estas mudanças acontecem de maneira voluntária ou involuntária.

Entenda melhor sobre cada um destes movimentos:

Mudança VOLUNTÁRIA na cultura organizacional

Este tipo de mudança acontece quando a empresa percebe que a sua cultura, de alguma forma, já não se adapta tão bem a um determinado contexto. Assim, a instituição age para realizar essa mudança de maneira consciente.

Para isso é preciso primeiro mapear a cultura desejada pela liderança e a percebida pelos funcionários. Com esse comparativo em mãos é possível identificar que mudanças precisam ser feitas para chegar à cultura empresarial desejada. 

Modificar uma cultura exige um esforço grande: é uma adaptação de grande porte que envolve pessoas, processos, comunicação etc. Por isso, as empresas geralmente optam por este caminho em momentos chave, como em casos de: fusão, aquisição, privatização, mudança no ambiente de negócios, transição de empresas familiares etc.

Mudança INVOLUNTÁRIA na cultura organizacional

Este tipo de mudança acontece quando a empresa sofre alguma distorção não pretendida na cultura. 

Normalmente, acontece em contextos como:

  • Estrutura organizacional em ‘silos’: 

Algumas empresas se dividem em unidades de negócio tão diferentes entre si, e tão distantes, que se não estiverem atentas à coesão da cultural organizacional desde o começo, cada divisão tende a criar uma cultura própria por “inércia”. Em geral, é uma cultura fortemente influenciada pelo líder de cada unidade.

  • Crescimento acelerado: 

Movimento muito comum em startups, quando a empresa cresce rápido demais, pode acabar perdendo a mão de sua cultura organizacional. Os fundadores, que normalmente têm a “cultura na cabeça” de uma forma implícita, tendem a se afastar do dia a dia da empresa e não conseguem formalizar e/ou traduzir essa cultura de maneira a disseminá-la para as pessoas novas.

  • Mudança radical na alta gestão:

Empresas que mudam os diretores precisam tomar cuidado para que estes novos líderes não “importem” a sua própria cultura, ou a da empresa anterior, para a atual.

Metodologia de clima e cultura organizacional

Aqui, na Santo Caos, realizamos diversas modalidades de projetos relacionados à cultura organizacional . Conheça nossas quatro principais frentes de atuação:

Diagnóstico de cultura desejada e percebida: 

Por meio de uma imersão profunda na cultura da organização, entendemos os estilos predominantes e aqueles que precisam ser desenvolvidos.

Desenvolvimento do propósito organizacional

Apoiamos a definição e construção do propósito que irá guiar uma nova cultura.

Formalização da nova cultura

Desenhamos os comportamentos, os valores, os símbolos e os ritos esperados.

Implantação da nova cultura 

Apoiamos a implantação da nova cultura, por meio de ferramentas de comunicação, atuando na gestão da mudança, identificando influenciadores internos e desenvolvendo estratégias em conjunto com a liderança.

 

Por que contratar uma consultoria especializada na gestão de cultura corporativa?

O apoio de uma consultoria de cultura organizacional, como nós, da Santo Caos, pode ser crucial para a “saúde” da empresa, principalmente em momentos delicados, como em um processo de fusão ou transição de cultura. 

A consolidação de uma cultura exige um trabalho detalhado, rigoroso, um diagnóstico completo que escute e preze por contemplar a todos os colaboradores. Qualquer mudança gera medo e insegurança, por isso, a comunicação precisa ser muito cuidadosa. 

É preciso saber prever os riscos inerentes a esse tipo de situação, e profissionais especializados podem apoiar as organizações para que este processo seja o mais fluido possível, minimizando conflitos, evitando altas taxas de perda de funcionários e uma possível queda de produtividade em decorrência dessas dificuldades.

Principais benefícios de uma cultura organizacional forte

Garantir uma cultura organizacional forte dentro da empresa traz diversos benefícios para a companhia. Veja os principais deles: 

  1. Empresas com cultura organizacional bem definida e estabelecida tendem a ter um ambiente de trabalho mais produtivo e agradável.
  2.  A retenção de talentos melhora, reduzindo a alta rotatividade de funcionários, que gera enormes custos para as empresas.
  3. Os colaboradores ganham senso de pertencimento e trabalham mais integrados e “equalizados”.
  4. A comunicação torna-se mais fluida, reduzindo os “ruídos” e os problemas que eles geram.
  5. Melhoria nos resultados da empresa, já que cultura e objetivos do negócio “caminham” em uma mesma direção.

Como o questionário de pesquisa de clima organizacional pode contribuir para sua empresa?

O questionário de pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta que tem por objetivo mapear o contexto que a empresa vive sob a ótica de seus colaboradores. A partir deste levantamento é possível estabelecer com mais assertividade as possíveis causas daquele cenário, enumerando os pontos de acerto e os aspectos que merecem revisão.

Entre os principais benefícios de realizar esta “investigação” periodicamente, destaca-se:

  1. Levantamento de pontos de melhoria;
  2. Chance de desenvolver ações certeiras para promover estas melhorias;
  3. Oportunidade de zelar pelo clima organizacional da empresa;
  4. Parâmetros concretos para as tomadas de decisão;
  5. Oportunidade para evoluir a comunicação, otimizar as lideranças e tornar a instituição mais competitiva;
  6. Chance de elaborar melhores estratégias para aumentar a motivação e o engajamento dos funcionários etc.

3 problemas que uma cultura organizacional bem definida pode resolver em sua empresa

Toda empresa tem sua própria cultura, ou seja, a união de suas crenças, valores, propósitos e objetivos – esteja essa cultura explícita ou não para todos. Sem uma cultura organizacional bem definida e transmitida com clareza aos colaboradores, certos objetivos são impossíveis de serem alcançados.

Selecionamos abaixo alguns problemas que podem ser resolvidos com mais fluidez quando a empresa possui uma cultura organizacional solidificada. 

 

1. Alto turnover, baixa produtividade e pouca integração da equipe

A cultura institucionalizada proporciona um direcionamento claro para seguir, uma diretriz para os colaboradores. Já a falta de uma cultura consolidada e, consequentemente, de um eixo que deve nortear as ações das pessoas, tende a aumentar o número de conflitos, uma vez que cada um acaba agindo “por conta própria”. Desde situações muito corriqueiras até decisões mais importantes, os colaboradores podem ficar em dúvida, se sentir pressionados e tomar decisões equivocadas. Inclusive as lideranças, se não estão tão a par da cultura organizacional como deveriam, quando esta é mal definida, acabam direcionando mal sua equipe.

As consequências é um efeito bola de neve, culminando em problemas como o aumento do turnover, a queda de produtividade, a falta de integração entre os colaboradores, entre outras séries de prejuízos para a empresa. 

2. Descompasso entre a cultura atual e os objetivos de negócio

Pense em uma empresa voltada para resultados. Provavelmente esta é uma companhia que precisa fomentar uma cultura mais competitiva e “agressiva” para que os seus objetivos sejam alcançados. Outra cultura organizacional, nesse caso, poderia ser improdutiva e até mesmo acabar sendo um empecilho: se a empresa quer ter o foco em resultados, mas possui ritos e símbolos que não remetem a esse foco, talvez esteja “brigando com ela mesma”. A estratégia da companhia não pode ser pensada de maneira alheia à cultura.

A cultura organizacional deve estar bem alinhada com o que a companhia almeja alcançar ou com o caminho que deseja seguir. 

3. Falta ou problemas de comunicação

Como já afirmamos em muitos artigos, a comunicação é uma das maiores chaves para o sucesso. E uma cultura organizacional bem definida contribui para uma comunicação mais “certeira”, uma vez que as pessoas saberão que tipo de mensagem é coerente com a cultura. Companhias que conseguem se comunicar melhor, cujos colaboradores e líderes sabem como agir, estão mais alinhadas: cada um sabe seu papel, entende o funcionamento do processo como um todo e o que esperar de seu interlocutor, havendo menos vozes dissonantes nesse coro. 

Como solucionar o problema de cultura organizacional fragilizada? 

O problema de uma cultura organizacional frágil pode ter diversas razões, além de diferentes níveis de complexidade. Por isso, recomendamos sempre procurar o apoio de uma consultoria especializada em cultura empresarial. 

Este tipo de assessoria, com seu olhar externo e isento aliado a aplicação de metodologias sólidas para o mapeamento dos obstáculos, pode desenvolver e executar estratégias personalizadas para a consolidação da cultura da instituição contratante.

Gostou de nosso artigo sobre cultura organizacional? Comente e compartilhe com outras pessoas que se interessam pelo tema! 

Shopping Basket