- Daniel Santa Cruz
3 problemas que uma cultura organizacional bem definida pode resolver em sua empresa
Companhias com uma cultura bem definida e comunicada com clareza reduzem o turnover, aumentam a produtividade, têm uma comunicação mais assertiva, entre outros benefícios
Toda empresa tem sua própria cultura, ou seja, a união de suas crenças, valores, propósitos e objetivos – esteja essa cultura explícita ou não para todos. Sem uma cultura organizacional bem definida e transmitida com clareza aos colaboradores, certos objetivos são impossíveis de serem alcançados.
Selecionamos abaixo alguns problemas que podem ser resolvidos com mais fluidez quando a empresa possui uma cultura organizacional solidificada. Acompanhe: 1. Alto turnover, baixa produtividade e pouca integração da equipe
A cultura institucionalizada proporciona um direcionamento claro para seguir, uma diretriz para os colaboradores. Já a falta de uma cultura consolidada e, consequentemente, de um eixo que deve nortear as ações das pessoas, tende a aumentar o número de conflitos, uma vez que cada um acaba agindo “por conta própria”. Desde situações muito corriqueiras até decisões mais importantes, os colaboradores podem ficar em dúvida, se sentir pressionados e tomar decisões equivocadas. Inclusive as lideranças, se não estão tão a par da cultura organizacional como deveriam, quando esta é mal definida, acabam direcionando mal sua equipe.
As consequências é um efeito bola de neve, culminando em problemas como o aumento do turnover, a queda de produtividade, a falta de integração entre os colaboradores, entre outras séries de prejuízos para a empresa. 2. Descompasso entre a cultura atual e os objetivos de negócio
Pense em uma empresa voltada para resultados. Provavelmente esta é uma companhia que precisa fomentar uma cultura mais competitiva e “agressiva” para que os seus objetivos sejam alcançados. Outra cultura organizacional, nesse caso, poderia ser improdutiva e até mesmo acabar sendo um empecilho: se a empresa quer ter o foco em resultados, mas possui ritos e símbolos que não remetem a esse foco, talvez esteja “brigando com ela mesma”. A estratégia da companhia não pode ser pensada de maneira alheia à cultura.
A cultura organizacional deve estar bem alinhada com o que a companhia almeja alcançar ou com o caminho que deseja seguir. 3. Falta ou problemas de comunicação
Como já afirmamos em muitos artigos, a comunicação é uma das maiores chaves para o sucesso. E uma cultura organizacional bem definida contribui para uma comunicação mais “certeira”, uma vez que as pessoas saberão que tipo de mensagem é coerente com a cultura. Companhias que conseguem se comunicar melhor, cujos colaboradores e líderes sabem como agir, estão mais alinhadas: cada um sabe seu papel, entende o funcionamento do processo como um todo e o que esperar de seu interlocutor, havendo menos vozes dissonantes nesse coro.
VEJA TAMBÉM NO BLOG DA SANTO CAOS:
INDICADORES DE RH: O QUE SÃO, COMO USÁ-LOS E QUAIS SÃO OS MAIS ADEQUADOS PARA A SUA EMPRESA
SEIS PROBLEMAS QUE UM TIME MAIS DIVERSO PODE RESOLVER NA SUA EMPRESA