• franciele988

3 passos para melhorar o engajamento na sua empresa em 2021

Chegou 2021! E por mais desafiador que siga se apresentando o cenário, todo o simbolismo que o ano novo carrega permite uma renovada nas expectativas e uma oportunidade de realizar o que não foi possível no ano que passou. Pensando nisso, que tal começar 2021 priorizando melhorar o engajamento da sua equipe?


Veja alguns pontos que consideramos básicos para começar este movimento:


1. Foco nas pessoas


2020 deixou ainda mais clara a máxima de que as pessoas são o principal recurso de uma organização. Pessoas se adaptam, são criativas e resilientes. Começar o ano com este foco permite a renovação de uma parceria que as situações mais difíceis consolidam. Por isso, é hora de planejar ações durante todo o ano que promovam mais bem-estar e reconhecimento, integração e, sobretudo, que criem momentos permanentes de escuta.


Nesta mesma linha, vem o destaque para o cuidado com a saúde mental. Se com a pandemia esta preocupação surgiu em grande parte das empresas, em 2021 o foco tende a aumentar, a partir da criação de programas específicos, acompanhamentos, calendários emocionais, rodas de escuta, dentre outros. Temos um podcast focado neste tema, se ainda não ouviu, clique aqui que vale a pena!


A humanização dos discursos também pode ser a chave para remover barreiras e criar mais conexão com o público interno, a partir do compartilhamento de histórias e experiências e de uma comunicação mais próxima – tanto em nível institucional, quanto na relação gestor - colaborador.


2. Propósito e cultura organizacional


Não é novidade que ter um propósito bem definido e disseminado faz toda a diferença no envolvimento das pessoas com a empresa. O que aconteceu do ano passado para cá foi uma visão prática do quanto que ele é essencial, sobretudo em momentos de crise, indefinições e sobrecarga. Um propósito claro direciona caminhos, reduz incertezas e conecta os colaboradores com a empresa. Além disso, se bem trabalhado, é fundamental para a consolidação da marca empregadora.


Por isso, ter um trabalho de definição de propósito é básico para qualquer organização. O momento agora é o de ir além: criar mecanismos para que ele saia do discurso e, de uma vez por todas, seja convertido em ações percebidas. É preciso, portanto, que o propósito seja visível na cultura da organização.


Falar em cultura organizacional no contexto em que estamos, muitas vezes, se refere a uma revisão de cultura, já que muitas organizações sofreram movimentações nos últimos tempos: trabalho remoto, demissões, fusões, novos posicionamentos, etc. Muitas, ainda, consolidaram uma mudança cultural para criar as condições necessárias de adaptação e de resposta rápida a novos contextos. Esse início de ano pode ser, então, o momento perfeito para reavaliar o impacto destas mudanças e adequar o que for preciso no que se refere aos símbolos, rituais e diretrizes. O que permanece fazendo sentido? O que precisa ser adaptado?


Destacamos aqui a importância de trabalhar os líderes neste quesito, uma vez que possuem um papel fundamental como disseminadores desta cultura.


3. Diversidade e inclusão


Quando falamos de trabalhar a diversidade e inclusão na sua empresa, reforçamos o foco nas pessoas e a importância do propósito e de uma cultura organizacional forte. Por isso, muito relacionado com os tópicos anteriores, a pauta também é básica para as empresas que querem começar 2021 promovendo mais engajamento dos times.


Neste artigo consolidamos algumas dicas de primeiros passos para trazer o tema para a organização. E neste, falamos sobre a urgência de trabalhar o assunto, apresentando o conceito de Diversidade Ágil – próprio da Santo Caos. Unindo diagnóstico, formação de comitês, criação de políticas e sensibilização, é possível criar um programa de diversidade e inclusão que, além de trazer inúmeros benefícios para o público interno, também permite impactar positivamente toda a organização social.

E aí, ficou inspirado a começar 2021 focado em melhorar o engajamento na sua empresa? Esperamos que sim. Se precisar de nós, não hesite em entrar em contato!


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por Santo Caos.