• Daniel Santa Cruz

05 dicas de como contratar mulheres para cargos de gestão

Equidade de gênero pode acrescentar US$ 28 trilhões ao PIB global até 2025.

(Fonte: Mckinsey&Company – 2015)

De acordo com pesquisas realizadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a rentabilidade das empresas aumenta em 20% com cargos de gestão ocupado por mulheres. Os entrevistados apontam que a diversidade de gênero na liderança traz mais criatividade, inovação, melhor gerenciamento de pessoas e fortalecimento da marca empregadora da empresa.

Diante desse quadro, as empresas estão investindo mais em políticas de diversidade. Um levantamento de dados promovido pela Catho concluiu que houve crescimento de mulheres ocupando cargos executivos de 23%, em 2009, para 27,8%, em 2015.

Contudo, é importante sabermos diferenciar diversidade de inclusão. Contratar mulheres para cargos de liderança não pode ser apenas uma “jogada de marketing”. Será preciso, também, proporcionar um ambiente favorável para que a mulher tenha de fato voz ativa e meios para exercer sua gestão, sem interferências que a invalide.

Por isso, selecionamos algumas dicas de como contratar mulheres para cargos de gestão e por que pode ser uma excelente decisão. Confira! 1. Santo de casa não faz milagre?

A primeira coisa é olhar para dentro da empresa, antes de focar na contratação externa. Que tal começar a subir de cargo as mulheres que já trabalham na organização? Essa pode ser uma alternativa mais assertiva porque, além de dar chance para quem já vem contribuindo e conhece os procedimentos da empresa, também alimenta o engajamento de funcionário. 2. Competência não tem gênero.

Quando falamos de igualdade de oportunidade, é muito fácil a empresa cair no clichê da obrigação em “cumprir tabela” e acabar preenchendo uma cota de vagas às mulheres para não ficar com uma imagem ruim. É importante que a organização perceba que ela “não tem que contratar mulheres” por obrigação ou por pressão externa, e sim desenvolver a consciência de que há profissionais do gênero feminino competentes e qualificadas ao cargo, e, por isso, merecem ascender. 3. Busque ajuda de especialistas.

Se na sua empresa a política da diversidade ainda é uma novidade, talvez seja interessante procurar informações com quem entende bem do assunto. Existem consultorias, como a Lew Company, especializadas em contratar mulheres. Em seu site, é possível encontrar um Banco de CVs exclusivo de profissionais mulheres, além de serviços de recrutamento e hunting. 4. Capacitação da liderança.

De nada adianta contratar mulheres para os cargos executivos se não forem criadas estratégias para engajar a alta liderança na nova política. Quando se conquista a gestão para receber essa nova configuração, maiores são as chances de garantir a mesma importância de voz ativa entre homens e mulheres gestores. 5. Atenção aos abusos contra a mulher.

O machismo ainda é uma prática comum na nossa sociedade. Ele se manifesta sorrateiramente através de pequenas agressões, um tipo de discriminação sutil que acontece com um comentário, uma piada aparentemente inofensiva ou ao ignorar a participação de alguém. Por isso, ao contratar a mulher, é essencial implantar políticas na cultura da empresa, conscientizando sobre estes atos nocivos e passíveis de processos trabalhistas. Assim, promove-se o fortalecimento da ação e traz um ambiente de trabalho mais saudável.

Você tem outras ideais que podem contribuir para a contratação de mulheres para ocuparem cargos de gestão? Deixe sua opinião no campo de comentários!

VEJA TAMBÉM EM NOSSO BLOG 5 ideias para o seu time valorizar a diversidade em empresas

Como motivar uma equipe: o que é motivação e como levar o seu time a atingir suas metas

Como mensurar os resultados de um programa de diversidade?

Compartilhe isso:

  1. Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por Santo Caos.