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Muitos colaboradores sentado a mesa mostrando o Engajamento de equipe

Alguns sinais de engajamento de equipe

O engajamento de equipe não é algo estático e fixo. Ele é uma onda, que varia de acordo com as experiências e motivações específicas do nosso dia a dia. Alguns comportamentos, no entanto, podem refletir como anda o engajamento do time naquele momento e determinadas posturas podem criar o engajamento de equipe ou provocar o contrário.

Mas antes de conhecer esses comportamentos, é importante entender o que é engajamento para a Santo Caos. Para nós, engajamento de equipe é promover um conjunto de conexões racionais e emocionais entre as pessoas e a empresa, o que é positivo para os dois lados.

Ou seja, quando dissemos que alguns comportamentos revelam o nível de engajamento do time, queremos dizer que essas atitudes expressam o quão fortes estão essas conexões. Quanto mais fortes, maior o engajamento, e vice-versa.

Acompanhe este texto, veja os cinco sinais de que você conseguiu o engajamento de equipe, além de outros pontos importantes sobre o assunto. Para a leitura ficar mais clara, dividimos o artigo nos seguintes itens:

  1. Entendimento da meta de engajamento, processos e papéis
  2. Dedicação acima da média
  3. Espírito de equipe e sentimento de dono
  4. Propósito compartilhado
  5. Disposição em inovar
  6. Como manter uma equipe engajada por meio dos processos motivacionais
  7. Benefícios de uma equipe engajada
  8. Consequências do baixo engajamento na empresa
  9. Algumas Ações de engajamento 

Veja também nosso e-book guia definitvo de engajamento

Entendimento de metas e papéis é onde começa o engajamento

Se a sua equipe demonstra ter conhecimentos gerais sobre a empresa e sabe o papel que é esperado, o nível de conscientização possivelmente está alto. 

Espere dessa equipe muita participação, autonomia e também uma visão crítica e questionadora, já que opinar de forma relevante só é possível quando se tem informação suficiente. 

São funcionários curiosos e a comunicação, tanto institucional quanto com o gestor, é fundamental para mantê-los engajados e participativos. 

Dedicação acima da média

Sua equipe demonstra alto comprometimento com entregas, resultados e alcance de metas, exibindo alta produtividade? Isso quer dizer que seus funcionários estão com um alto nível de compromisso. 

Mas tome cuidado: se a empresa não oferecer condições adequadas e uma contrapartida justa, toda essa dedicação pode se transformar em frustração, que se traduz em um obstáculo para  engajamento de equipe.

Espírito de equipe e “sentimento de dono”

A equipe que vibra a cada conquista da empresa e compartilha também das frustrações está com o nível de pertencimento bem trabalhado. 

Ela tem forte o “sentimento de dono”, identifica-se com os valores e se sente à vontade no ambiente de trabalho para se expressar. São pessoas com visão de time, que criam relações, têm voz ativa, e são ávidas por buscar soluções.

Propósito compartilhado

Sua equipe defende o negócio, divide experiências positivas, enche o peito para falar do trabalho e se sente reconhecida? Esse é o retrato típico de um time orgulhoso do que faz. 

São funcionários que estão sempre ressaltando as iniciativas e os impactos positivos do trabalho, por exemplo. Pessoas motivadas, que enxergam um propósito no que fazem e percebem sua importância tanto para elas próprias quanto para a sociedade. 

Se é esse o contexto da empresa que você lidera, parabéns, você foi bem-sucedido na missão de engajamento de equipe.

Disposição em inovar

Um time que vai além do que é esperado da sua função é um time com a conexão “compartilhamento” alta. 

É uma equipe proativa, inovadora, que pensa em melhorias e atua espontaneamente como defensora da empresa. 

Participa de ações voluntárias, compartilha conteúdos nas redes sociais, indica amigos para processos seletivos, ou seja, é embaixadora da empresa dentro e fora dela.

Manter uma equipe engajada por meio dos processos motivacionais

Para manter uma equipe engajada por meio dos processos motivacionais, antes de tudo, é necessário ouvir os colaboradores. Ter um escuta atenta e receptiva. 

Além disso, é importante compreender que determinados gatilhos são capazes de motivar ou desmotivar uma equipe. Confira algumas ações que podem afetar a motivação de seu time.

Envolvimento

Envolva os seus colaboradores em todas as etapas das decisões que irão impactar o dia a dia deles. Convide-os a contribuir e os comunique em primeira mão sobre as decisões. 

Deixe claro quais são os valores e a proposta da empresa a fim de que eles se empoderem a partir do conhecimento para saber como proceder e quais metas alcançar. 

Deixe-os livres para exercer outras atividades, inclusive profissionais, fora da sua companhia. Incentive seus funcionários a conhecer as outras pessoas que participam da roda: fornecedores, clientes, influenciadores. Essa troca tende a gerar coisas novas e de maior impacto.

Inspiração

Inspiração e propósito caminham lado a lado. Para isso, ajude as pessoas  a terem uma visão sobre o contexto em que estão inseridas. 

Reforce o que a empresa representa para elas, o mercado e a sociedade. Resgate o sentimento que elas devem ter sobre por que estar ali. 

Pense em reuniões semanais com cada equipe para falar sobre os desafios impostos, além do avanço da companhia na direção dos objetivos traçados. O dia a dia, por vezes, torna essa noção do todo um pouco turva.

Desenvolvimento

Para desenvolver o potencial de seus colaboradores, deixe de lado aquela lógica do “se você fizer isso, você ganha aquilo”, que limita e restringe possibilidades. 

Além disso, a pura e simples recompensa não é capaz de fornecê-los maestria nas atividades a que são responsáveis. 

Supondo que você conheça a habilidade de cada um deles, bem como as fraquezas, saberá onde deve agir. 

Promova um match entre suas fortalezas e as necessidades da empresa porque é nessas tarefas que eles vão se sentir mais estimulados.

 Para quem tiver iniciativa, ofereça benchmarkings em outras companhias, além de cursos de formação complementares, focados nas dificuldades encontradas. Um treinamento cruzado entre times pode apresentar bons resultados.

Benefícios de engajamento de equipe

engajamento de equipe é desafiador, mas traz inúmeras vantagens para a companhia e para o próprio time de colaboradores.

Isso porque pessoas insatisfeitas com sua rotina profissional são mais infelizes, produzem menos e podem chegar a fazer uma propaganda negativa daquela marca, direta ou indiretamente. 

Se você não vê importância no engajamento de equipe, nós te convidamos a mudar suas convicções e suas posturas diante de seu quadro de funcionários.

Confira os benefícios de contar com uma equipe engajada:

  • Aumento da produtividade: colaboradores engajados apresentam melhor performance;
  • Melhor clima organizacional:engajamento de equipe também garante uma boa relação entre os colaboradores, o que resulta em bem-estar coletivo;
  • Retenção de talentos: pessoas motivadas pela empresa onde atuam, dificilmente pedem demissão. veja nosso artigo que aborda este tema de froma mais profunda, retenção de talento;
  • Desenvolvimento de competências: um profissional engajado tende a buscar evolução em suas áreas de conhecimento, tornando-se cada vez mais apto a exercer sua função com maestria.

Consequências do baixo engajamento na empresa

A falta de engajamento de equipe pode significar o fracasso de uma empresa. Afinal, é a força dos colaboradores que faz os objetivos das companhias serem alcançados.

Veja a seguir os principais efeitos do baixo engajamento de equipe e os prejuízos que ele traz para as organizações.

Baixa produtividade

Geralmente, a queda da produtividade é o primeiro aspecto percebido quando o engajamento da equipe diminui, uma vez que ela ressoa diretamente nos resultados da empresa.

 Por isso, é muito importante que os líderes de áreas e, principalmente, os gestores de Recursos Humanos das companhias estejam sempre atentos, procurando entender por que as pessoas não estão engajadas. 

Só assim será possível implantar as ações e os programas adequados para manter e/ou aumentar o engajamento da equipe.

Turnover

A “fuga dos talentos” é uma das mais temidas consequências do baixo engajamento de equipe. 

O turnover, além de gerar altos custos financeiros, gera outros impactos negativos para as organizações, como o comprometimento do clima organizacional e até da relação com os clientes. 

Em 2015, uma pesquisa realizada pela Deloitte revelou que a alta rotatividade de funcionários está ligada, principalmente, à falta de lideranças qualificadas. 

Gestores despreparados não conseguem lidar junto às suas equipes com uma série de situações cotidianas. Os colaboradores, por outro lado, sentem-se desvalorizados e desmotivados, e acabam rapidamente se interessando por outras oportunidades de trabalho.

Menor pontecial de invoção

É muito comum que pessoas pouco engajadas em suas funções façam apenas o suficiente para manterem os seus empregos. 

O espaço para o diálogo, para novas ideias e novos projetos tem relação direta com o sentimento de pertencimento e a conexão com o propósito da empresa, dois importantes agentes do engajamento. 

Por isso, equipes pouco engajadas também apresentam menor potencial de inovação.

Aumento dos custos

Pense em um funcionário do setor operacional de uma fábrica, que deve seguir um conjunto de procedimentos para a produção de uma mercadoria. Agora suponha que esse colaborador esteja com o engajamento baixo. 

Será que ele estará atento aos processos, comprometido com a redução dos desperdícios, preocupado em minimizar os erros e evitar os acidentes de trabalho?

Provavelmente, não. O senso de responsabilidade desse funcionário com suas atividades estará fragilizado e há o risco da empresa sentir isso “no bolso”.

Clima organizacional tóxico

Segundo Philip Kotler, considerado um dos maiores especialistas em marketing da atualidade, clientes satisfeitos contam sobre a sua experiência positiva para cerca de três pessoas, enquanto os insatisfeitos relatam sua experiência negativa para cerca de 11 pessoas.

Essa mesma lógica pode ser aplicada para os funcionários de uma empresa: a desmotivação de uma equipe com baixo engajamento pode influenciar e contaminar outros colaboradores, de maneira rápida e intensa, contribuindo para um clima organizacional geral muito tóxico.

Algumas ações de engajamento nas empresas

Vamos trazer aspectos que devem ser considerados quando o assunto é engajamento de equipe. Veja algumas ações de engajamento de colaboradores, confira a seguir:

  • Não existe fórmula pronta para engajamento de equipe

Vamos começar quebrando um pensamento que muitas pessoas têm. Afinal, quando pensamos em ações de engajamento nas empresas, o que você pensa? Redes para se deitar e descansar no local de trabalho? 

Esse simples exemplo pode ter sido exatamente o que você pensou, como pode ter te surpreendido, porque essa possibilidade nem passou pela sua cabeça. E na prática, algum grupo de pessoas amaria essa possibilidade, outro acharia pura perda de tempo, desconfortável ou algo semelhante. Mas o que a rede tem a ver com o engajamento?

Nada, para algumas equipes. Tudo, para outras! 

O grande ponto inicial aqui, é que não existe uma fórmula que vai funcionar 100% para todas as equipes. Claro, pesquisas apontam algumas semelhanças que influenciam no engajamento dos colaboradores, como:

  • Ter uma liderança inspiradora;
  • Presença de sentimento de propósito;
  • Possibilidades claras de crescimento;
  • Recompensas; 
  • Oferta de formas de aprimoramento;
  • Deixar canais de diálogo abertos;
  • Promoção de eventos para a integração da equipe (principalmente no trabalho remoto).

Mas ainda que esses pontos sejam relevantes para muitas equipes, a grande questão é que eles precisam ser compreendidos em maior profundidade. Afinal, recompensas são positivas para o engajamento, mas quais tipos de incentivo motivariam mais o seu time? Quais canais são mais simples para que todos se conectem? Como a liderança pode inspirá-los? 

Pode parecer tudo muito complexo, mas existe uma solução.

Antes de apresentá-la, é importante estar claro que seguir uma “fórmula pronta para o engajamento de equipe” é um erro muito comum nas empresas, que precisam compreender que cada time e organização tem suas particularidades.

Então, salas de lazer, com vídeo game e cerveja podem ser recursos eficientes para engajamento de uma equipe específica, enquanto em outras companhias isso pode não dar certo. 

Importante: Não copie as ações de outras empresas! Conheça as pessoas que trabalham com você e saiba o que de fato os motiva.

  • Realize uma pesquisa de engajamento

Agora que entendemos que não existe um padrão de ações de engajamento nas empresas, vamos a um ponto muito importante: a pesquisa. 

Pesquisas de engajamento são ferramentas que podem gerar informações muito relevantes sobre o nível de satisfação e engajamento dos trabalhadores.

Isso porque a proposta é analisar o cenário da empresa de maneira quantitativa e qualitativa. Ou seja, ouvir as pessoas, compreender o que elas de fato desejam, o que elas pensam e o que poderia de fato aumentar o nível de engajamento delas. Por meio das pesquisas é que conseguiremos responder de forma efetiva aquelas questões lá de cima, como, por exemplo, quais tipos de recompensas trariam realmente resultados positivos para a empresa e para a equipe? Como essas pessoas têm visto a liderança? O que pensam que falta? O que já os agrada? Todas essas questões podem ser respondidas por intermédio de pesquisas. 

Aí sim: depois de ouvir os colaboradores e entender bem seus anseios, existe então a possibilidade de pensar em ações.

Porém, de nada adianta aplicar um conjunto de questionamentos frios ou aleatórios: pense em seu objetivo e proponha uma pesquisa estratégica, que garanta informações aprofundadas.

  • Mensure os resultados e reveja os passos periodicamente

Assim como tudo na vida, as empresas são dinâmicas e suas mudanças precisam ser acompanhadas constantemente.

Da mesma forma, mudam as expectativas dos colaboradores, que, em muitos casos, são até substituídos por pessoas que trazem outras demandas.

Sendo assim, é fundamental ouvir as pessoas constantemente e avaliar resultados. Refazer as pesquisas de engajamento continuamente, a fim de alinhar as estratégias da companhia aos anseios do time, pode ser um bom caminho para engajar colaboradores. Desde que os planos de ação estejam sendo implementados de forma adequada.

Por fim, se você ainda precisa conversar mais para entender sobre ações de engajamento efetivas para a sua empresa, ou ainda, sobre como fazer essas pesquisas, fale com a gente! 

O time da Santo Caos pode, além de tirar suas dúvidas, te ajudar a resolver essas questões.

Pesquisa de clima ou diagnóstico de engajamento?

É muito comum ouvir gestores se lamentando sobre a ineficácia de uma pesquisa de engajamento

Após alguns minutos de conversa, é possível entender o porquê. Para chegar a um verdadeiro diagnóstico a respeito da organização, é preciso trabalhar com uma profundidade que só é possível por meio de metodologia; indicadores certeiros, que ultrapassem ambiente e clima da equipe, mas contemplem aspectos pessoais; captação de insights através de escuta qualificada, mergulho na realidade do público, entre outros.

Frente a esse cenário, a pesquisa de clima torna-se insuficiente, por trazer menos resultados que um diagnóstico de engajamento consegue proporcionar. Mais ainda se houver a combinação de métodos. A pesquisa de clima pode, muitas vezes, se reduzir, a uma varredura quantitativa, quando o diagnóstico de engajamento promove muito além disso: ele olha para as pessoas e cenários também de maneira qualitativa, oferecendo uma análise muito mais profunda e certeira do que está sendo avaliado.

E aí, você aprendeu algo novo com nosso texto sobre engajamento de equipe? Fale conosco a respeito.

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