- Daniel Santa Cruz
04 ideias para incentivar as mulheres a crescerem mais na carreira corporativa
A ascensão profissional feminina é diretamente proporcional à mentalidade da sociedade.
O século XX trouxe mudanças para facilitar a vida da humanidade. Também foi um período marcado por grandes guerras e desestabilização econômica, que deu início à jornada pela independência e ascensão feminina no mercado de trabalho.
Com uma sociedade historicamente liderada por homens, infelizmente, muitos ainda se veem superiores às mulheres e acreditam que o papel delas no mundo deve se restringir aos afazeres domésticos e às questões do núcleo familiar. Mesmo dentro das empresas, algumas funções ainda são vistas majoritariamente como femininas — a área de RH é uma das principais. Em contrapartida, em áreas como Operações e Vendas ou Tecnologia, a presença feminina é muito menor.
As ações dos movimentos feministas têm ajudado a sociedade a reconhecer a importância da equidade de gênero e a força da contribuição feminina no mundo. No mercado corporativo, em especial, dados comprovam que cargos ocupados por mulheres na gestão aumentam em 20% os lucros e produtividade da empresa.
Por isso, nós da Santo Caos, selecionamos algumas ideias para incentivar as mulheres a crescerem na carreira corporativa. Confira! 1.Invista na equidade entre homens e mulheres.
Equidade é mais que dar às pessoas as mesmas oportunidades, significa adaptar as oportunidades, deixando-as justas. Ao investir em políticas internas de inclusão e equidade, fica mais fácil entender que competência não tem nada a ver com gênero e ajuda a incentivar as mulheres a subirem na carreira corporativa. Essa dica é valiosa, porque se a equipe não aceitar que uma mulher suba de cargo, ela não terá a autonomia e o respeito necessários para mostrar todo o seu potencial. 2. Mude o mindset sobre o machismo.
A nossa sociedade patriarcal faz com que as mulheres precisem provar constantemente sua capacidade. Isso é mais intenso nos cargos de alta liderança ocupados por elas. Um comportamento muito frequente é a não-aceitação por parte dos homens, reagindo com atitudes machistas sutis (microagressões) e desafiando a autoridade da líder. Assim, para incentivar as mulheres a subirem na carreira corporativa, a implantação de programas de mudança de pensamento sobre discriminação, assédio e machismo torna-se prioridade no sucesso da ação. 3. Adote benefícios de apoio à mulher.
Para incentivar as mulheres na carreira corporativa, é essencial saber como torná-las funcionárias engajadas. A partir do desenho do perfil das colaboradoras, pode-se adotar políticas internas para as demandas femininas, como por exemplo:
Assegurar a licença-maternidade;
Flexibilizar os horários da colaboradora e mãe de filhos pequenos;
Oferecer auxílio-creche ou implantar um programa de creche junto à empresa;
Dar a possibilidade de períodos de home office, entre outras medidas.
4. Implante programa de Licença-paternidade.
Mesmo que o benefício seja voltado para os homens, implantar políticas que incentivem os colaboradores a dividirem as tarefas da vida pessoal com suas companheiras pode ajudar, e muito, as mulheres a subirem na carreira corporativa. A Licença-paternidade é prevista por lei e dá direito ao pai de se afastar do trabalho por até 20 dias, o que é muito pouco comparado aos 4 meses da Licença-maternidade (que pode se estender até 6 meses).
Gostou do nosso artigo? Quais ideias a sua empresa já usou para incentivar as mulheres a subirem na carreira corporativa? Conte para a gente no campo de comentários.
VEJA TAMBÉM EM NOSSO BLOG
Licença-paternidade: o que é e por que beneficia a todos?
Como transmitir o propósito da empresa para os funcionários?
Como melhorar a imagem da sua marca para contratar funcionários?