• Daniel Santa Cruz

04 ideias para incentivar as mulheres a crescerem mais na carreira corporativa

A ascensão profissional feminina é diretamente proporcional à mentalidade da sociedade.

O século XX trouxe mudanças para facilitar a vida da humanidade. Também foi um período marcado por grandes guerras e desestabilização econômica, que deu início à jornada pela independência e ascensão feminina no mercado de trabalho.

Com uma sociedade historicamente liderada por homens, infelizmente, muitos ainda se veem superiores às mulheres e acreditam que o papel delas no mundo deve se restringir aos afazeres domésticos e às questões do núcleo familiar. Mesmo dentro das empresas, algumas funções ainda são vistas majoritariamente como femininas — a área de RH é uma das principais. Em contrapartida, em áreas como Operações e Vendas ou Tecnologia, a presença feminina é muito menor.

As ações dos movimentos feministas têm ajudado a sociedade a reconhecer a importância da equidade de gênero e a força da contribuição feminina no mundo. No mercado corporativo, em especial, dados comprovam que cargos ocupados por mulheres na gestão aumentam em 20% os lucros e produtividade da empresa.

Por isso, nós da Santo Caos, selecionamos algumas ideias para incentivar as mulheres a crescerem na carreira corporativa. Confira! 1.Invista na equidade entre homens e mulheres.

Equidade é mais que dar às pessoas as mesmas oportunidades, significa adaptar as oportunidades, deixando-as justas. Ao investir em políticas internas de inclusão e equidade, fica mais fácil entender que competência não tem nada a ver com gênero e ajuda a incentivar as mulheres a subirem na carreira corporativa. Essa dica é valiosa, porque se a equipe não aceitar que uma mulher suba de cargo, ela não terá a autonomia e o respeito necessários para mostrar todo o seu potencial. 2. Mude o mindset sobre o machismo.

A nossa sociedade patriarcal faz com que as mulheres precisem provar constantemente sua capacidade. Isso é mais intenso nos cargos de alta liderança ocupados por elas. Um comportamento muito frequente é a não-aceitação por parte dos homens, reagindo com atitudes machistas sutis (microagressões) e desafiando a autoridade da líder. Assim, para incentivar as mulheres a subirem na carreira corporativa, a implantação de programas de mudança de pensamento sobre discriminação, assédio e machismo torna-se prioridade no sucesso da ação. 3. Adote benefícios de apoio à mulher.

Para incentivar as mulheres na carreira corporativa, é essencial saber como torná-las funcionárias engajadas. A partir do desenho do perfil das colaboradoras, pode-se adotar políticas internas para as demandas femininas, como por exemplo:

  1. Assegurar a licença-maternidade;

  2. Flexibilizar os horários da colaboradora e mãe de filhos pequenos;

  3. Oferecer auxílio-creche ou implantar um programa de creche junto à empresa;

  4. Dar a possibilidade de períodos de home office, entre outras medidas.

4. Implante programa de Licença-paternidade.

Mesmo que o benefício seja voltado para os homens, implantar políticas que incentivem os colaboradores a dividirem as tarefas da vida pessoal com suas companheiras pode ajudar, e muito, as mulheres a subirem na carreira corporativa. A Licença-paternidade é prevista por lei e dá direito ao pai de se afastar do trabalho por até 20 dias, o que é muito pouco comparado aos 4 meses da Licença-maternidade (que pode se estender até 6 meses).

Gostou do nosso artigo? Quais ideias a sua empresa já usou para incentivar as mulheres a subirem na carreira corporativa? Conte para a gente no campo de comentários.

VEJA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

Licença-paternidade: o que é e por que beneficia a todos?

Como transmitir o propósito da empresa para os funcionários?

Como melhorar a imagem da sua marca para contratar funcionários?

Compartilhe isso:

  1. Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

1 visualização

©2020 por Santo Caos.