• Daniel Santa Cruz

03 grandes possíveis razões pelas quais você não consegue o apoio de outras áreas para projetos

Apesar de serem considerados essenciais para fomentar o engajamento dos funcionários, os projetos de RH ainda sofrem com a falta de participação de outras áreas. Saiba mais.

Sempre afirmamos aqui no blog da Santo Caos que o RH é um dos setores mais importantes de qualquer empresa, uma vez que é ele quem cuida do capital humano das organizações, um dos maiores ativos de uma companhia. Mas, apesar de ser um setor fundamental, ele também é bastante “solitário”, principalmente se pensarmos nos projetos de RH.

Abaixo listamos 3 grandes possíveis razões pelas quais você não consegue o apoio de outras áreas para os projetos de RH. Dê uma olhada:

1. O RH não é visto como um setor de parcerias

Quantas vezes o RH da sua empresa é procurado como parceiro para a realização de algum projeto? Se a sua resposta foi “poucas” ou “nenhuma”, provavelmente é porque o departamento pode estar sendo visto mais como um setor fornecedor de serviços do que como uma área estratégica.

Muitas vezes os próprios gestores de equipes que, normalmente, têm mais contato com o RH do que os demais funcionários, só procuram o setor quando precisam contratar ou demitir funcionários ou resolver assuntos como férias, atestado médico, dúvidas envolvendo questões salariais e afins.  Já pensou que bom seria se esses mesmos gestores se interessassem um pouco mais pelos projetos de RH e em aprender, por exemplo, como gerir melhor a sua equipe?

2. A empresa não tem a cultura da colaboração entre as áreas

Não somente os projetos de RH, mas iniciativas de todos os departamentos da empresa podem ser prejudicadas se não há na organização uma cultura colaborativa entre as equipes e os setores. Quando a companhia não incentiva a troca de ideias entre os diferentes departamentos, é muito comum que os projetos de RH sejam planejados e executados somente pela própria área.

Caso isso aconteça dentro de sua empresa, tenha em mente que os projetos de RH mais bem-sucedidos são aqueles desenvolvidos em parceria com outras áreas. Eles podem alcançar resultados muito mais efetivos, por contar com o engajamento e a cumplicidade de várias partes, além de serem ótimos para promover a integração e o entendimento recíproco entre as áreas.

3. A empresa tem dificuldade para manter-se integrada

Especialmente para as empresas multinacionais, com filiais e unidades espalhadas por diversas cidades e países, manter a integração interna é um grande desafio. Esta “condição física” faz com que, geralmente, a execução de projetos de RH dentro de organizações com este perfil seja ainda mais trabalhosa, e a dedicação necessária para conseguir o apoio das outras áreas seja maior. Assim, é fundamental que a comunicação interna destas empresas esteja bem alinhada, e que a integração do RH com os gestores dos outros departamentos seja plena. Isso é muito importante para a manutenção de uma cultura organizacional coesa, que tende a se perder em empresas muito capilarizadas ou que crescem muito rapidamente.  Por este motivo, é importante que os líderes de áreas percebam o RH como um parceiro e como um setor que possibilita um melhor entendimento de como a empresa pensa e funciona.

Como funcionam os projetos de RH aí na sua organização? Você conta com a colaboração das outras áreas? Conte para a gente e compartilhe suas dicas de como conseguir o apoio dos setores para a realização dos projetos de RH.

VEJA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

Como gerar mais resultados com uma equipe de RH reduzida?

Como medir o engajamento dos funcionários?

Como criar lideranças inspiradoras para o engajamento de funcionários?

4 ideias para aumentar o engajamento de funcionários

Compartilhe isso:

  1. Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)

  2. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  3. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  4. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

0 visualização

©2020 por Santo Caos.